O que é a Terapia Cognitiva Comportamental?

Perspectiva Geral

A Terapia Cognitiva Comportamental é uma das teorias que podem fundamentar o atendimento psicoterapêutico. Ela se destaca por seus fundamentos científicos,  cujos os precursores partiram do método científico, considerando conhecimentos sobre neurociência e comportamento. Ela funciona transformando o padrão de pensamentos prejudiciais, em pensamentos mais saudáveis, que resultam em comportamentos mais adaptativos ou positivos.

A Terapia Cognitivo-Comportamental não necessariamente necessita que uma pessoa descubra porque aquele padrão de pensamento negativo existe. Ao invés disso, ela ensina a reconhecer e entender o processo cognitivo, impedindo que esses pensamentos se formem ou que aqueles formados sejam modificados.

A TCC pode ser feita individualmente, na interação do evoluciente com o psicólogo ou psiquiatra, ou feita em grupos, mediado por um profissional, assim permitindo que os próprios se ajudem.

OBS: Opto por priorizar o termo evoluciente (aquele que está em constante evolução), ao invés de paciente (o que pode lembrar a condição de alguém passivo-inerte nas situações). Ainda que quem seja atendido, eventualmente, manifeste algumas atitudes passivas frente a certos contextos de vida.

Foco da Terapia Cognitiva Comportamental

É vista como uma terapia focal e objetiva, caracterizada na investigação dos causadores de sofrimento, monitorando o modo de pensar do indivíduo, de suas relações sociais e suas reações emocionais e comportamentais.

Nesta abordagem clínica entende-se que aquilo que uma pessoa faz, se baseia no que ela pensa, e em como ela se sente diante das situações da vida.

O primeiro objetivo é buscar conhecer quais foram os problemas (antecedentes) que levaram a pessoa a buscar terapia e entender quais pensamentos, emoções e comportamentos estão envolvidos nessas situações.

Histórico do surgimento da TCC

De acordo com várias fontes de pesquisa, a Terapia Cognitiva Comportamental surgiu depois que o psiquiatra norte americano Aaron Beck percebeu, durante sua atuação na University of Pennsylvania, que ele encontrava dificuldades para ajudar depressivos a terem uma melhor percepção de suas emoções (IPTC, 2012).

Isto porque, vários deles possuíam pensamentos negativos recorrentes, e quando mantinham estes tipos de pensamento, os sintomas da depressão continuavam aparecendo.

Então, sua teoria trouxe a perspectiva de que, ao invés de tentar tratar os sintomas desses evolucientes, eles deveriam identificar e tratar os pensamentos distorcidos. A TCC evita ficar revivendo traumas passados e problemas na infância. Ela foca em que o evoluciente entenda como o seu passado afeta seus pensamentos e atitudes.

Quem foi Aron Beck

Aaron Beck nasceu dia 18 de Julho de 1921 em Rhode Island nos EUA. Seus pais eram judeus imigrantes da Rússia. Ele estudou na Brown University, graduado em 1942 nas áreas de Inglês e Ciência Política. Depois, estudou na Yale Medical School, formando-se em Medicina no ano de 1946.

Passou a dar aulas sobre psiquiatria na University of Pennsylvania, onde estabeleceu uma pesquisa clínica sobre depressão. Teve seus estudos principalmente focados no tratamento da depressão e passou a questionar o tratamento somente fármaco.

Beck ficou conhecido então, como o pai da Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), desenvolveu sua teoria depois de perceber que os métodos antes utilizados, não eram tão eficientes no tratamento da depressão.

Após constatar sucessos neste método de tratamento psicoterápico para os evolucientes com depressão, passou a expandir e utilizar técnicas similares para tratar outras doenças como ansiedade e transtornos de personalidade.

Ele também participou da fundação do Beck Institute, juntamente com sua filha psicóloga, Judith Beck. O Instituto tem como objetivo o estudo de doenças psíquicas e treinamento sobre a Terapia Cognitivo-Comportamental para profissionais.

Teorias desenvolvidas por Aron Beck

Aron Beck foi o criador de teorias e escalas hoje amplamente utilizadas, tais como:

  • Terapia Cognitivo Comportamental (T.C.C.).
  • Inventário de Ansiedade de Beck ou Escala de Ansiedade de Beck (outro teste psicométrico).
  • Inventário de Depressão de Beck ou Escala de Depressão de Beck (teste psicométrico).

Inventário de Ansiedade / Escala de Ansiedade de Beck  (BAI)

Fonte: Testes Psicológicos – Inventário de Beck – Escala de Ansiedade https://www.passeidireto.com/arquivo/80514269/bai-inventarios-de-beck-escala-de-ansiedade

No modelo do Inventário de Depressão de Beck, há também o Inventário de Ansiedade que é o questionário dado ao atendido contendo 21 questões para que ele seja avaliado em relação ao seu quadro de ansiedade.

É um instrumento muito utilizado para fazer o diagnóstico de ansiedade nos pacientes. Mas assim como a escala de depressão, possui alguns limitantes e não é tida como o único método de avaliação.

São apresentadas questões com 4 opções de respostas, que procuram entender  como o indivíduo tem se sentido na última semana.

A escala leva em conta tanto sintomas físicos da ansiedade, como sudorese e dificuldade para respirar, quanto sintomas psicológicos, como nervosismo e medo.

Versões para o Inventário de Depressão / Escala de Depressão de Beck  (BDI)

O Inventário de Depressão / Escala de Depressão de Beck  (BDI) é um questionário preenchido pelo evoluciente, que deve responder às alternativas que melhor refletem como ele se sentiu durante a última semana, incluindo o dia da realização.

O BDI é composto por um questionário de 21 questões de múltipla escolha que avaliam a gravidade do quadro depressivo no paciente. Sendo atualmente, um dos testes mais utilizados para o diagnóstico da doença. Ele mede tanto aspectos cognitivos, como humor deprimido, quanto aspectos somáticos, como perda de apetite ou dores.

Existem três versões diferentes da escala: a BDI (Beck’s Depression Inventory) original, publicada em 1961. Sua revisão foi feita em 1978, dando origem a BDI-1A. A versão mais recente e atualizada das três é a BDI-II, publicada em 1996. Ela foi reestruturada para abordar os critérios que foram alterados na quarta edição do Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM).

Fonte: Teste de Depressão Online Inventário de Beck https://kiai.med.br/test/teste-de-depressao-online-inventario-de-beck-bdi-ii/

Questões da Escala de Depressão de Beck  (BDI) – Exemplo

-Sobre a intensidade do sentimento de tristeza:

  (0) não me sinto triste.

  (1) sinto-me triste.

  (2) sinto-me triste o tempo todo e não consigo sair disto.

  (3) estou tão triste e infeliz que não posso aguentar.

-Ou ainda também sobre o sentimento de culpa:

  (0) não me sinto particularmente culpado(a).

  (1) sinto-me culpado (a) boa parte do tempo.

  (2) sinto-me culpado (a) a maior parte do tempo.

  (3) sinto-me culpado (a) o tempo todo.

Exemplo de questões da Escala de Depressão de Beck  (BDI)

-São também alguns pontos mais relacionados ao suicídio:

(0) não tenho nenhum pensamento a respeito de me matar.

(1) tenho pensamentos a respeito de me matar, mas não os levaria adiante.

(2) gostaria de me matar.

(3) eu me mataria se tivesse uma oportunidade tivesse uma oportunidade.

Classificação do grau de depressão de acordo com as pontuações

Para avaliar a gravidade do quadro depressivo do evoluciente, são utilizadas as pontuações de 0 a 3 para cada questão. Ao fim, soma-se os pontos das alternativas assinaladas, tendo o seguinte ranking para o BDI-II:

  • Depressão mínima: 0 a 13 pontos
  • Depressão leve: 14 a 19 pontos
  • Depressão moderada: 20 a 28 pontos
  • De pressão severa: 29 a 63 pontos

Limitações da Escala de Depressão de Beck  (BDI)

A forma como esta escala é apresentada e preenchida influência no resultado final. A questão é que a realização do teste em frente a outras pessoas, ou em outras circunstâncias, por exemplo, pode gerar uma pressão social e mudar algumas das respostas, em comparação caso fosse feito de forma isolada. Então, pode oscilar dependendo do momento e ambiente em que o evoluciente está se avaliando também.

Beck Institute

Fonte: https://www.google.com/search?client=firefox-b-d&q=Beck+Institute

O Beck Institute é uma organização sem fins lucrativos, criada por Aaron Beck e sua filha Judith Beck em 1994. Sua sede fica na Filadélfia, no estado da Pensilvânia nos Estados Unidos.

A principal missão deste Instituto é ensinar e espalhar os conceitos da Terapia Cognitivo-Comportamental por todo o mundo, para melhorar a vida das pessoas.

Conseguiram expandir estes objetivos, contando também com capacitações online. Atualmente, a presidente e líder do Instituto é Judith Beck. Há workshops presenciais em sua sede, mas fazem também em outras cidades e países do mundo. Fazem também treinamentos para empresas.

Design a site like this with WordPress.com
Get started